Integrar Banco Gerencianet ao MK-AUTH imprimir

  • Integracao gerencianet, gerencianet, mk-auth cloud, integrar mk-auth com gerencianet
  • 119

Veja abaixo o passo a passo de como integrar o banco Gerencianet ao seu MK-AUTH


 

A utilização da Gerencianet dentro do sistema Mk-Auth pode ser realizada por meio de duas modalidades: Fortunus (solução antiga e em desuso) e API (solução atual). Confira as características:

 

  1. Através do Fortunus: integração por "token único". Solução mais antiga da Gerencianet para a emissão de boletos e carnês, cujos consumos dos webservices são realizados a partir do envio de um XML via post. Está em desuso e recomenda-se a utilização da API. Caso necessite da documentação de uso da Gerencianet no Mk-Auth com versões anteriores a 18.01consulte este link.

  2. Através da API: integração via API com chaves "Client_Id" e "Client_Secret". Esta é a solução indicada para uso no Mk-Auth a partir da versão 18.01Indicada para toda utilização no Mk-Auth. Permite gerar boletos e carnês, além da possibilidade de pagamentos com cartão de crédito.

 

IMPORTANTE

Recomenda-se o uso da API no Mk-Auth. Para utilizá-la, acesse em seu Mk-Auth a opção Provedor > Contas Bancárias e, em Banco / Gateway, selecione GERENCIANET.API BOLETO (veja onde).

 

Configurando o Mk-Auth com a API Gerencianet

 

Para auxiliar os clientes que desejam utilizar a Gerencianet no sistema Mk-Auth, disponibilizamos explicações sobre como configurar seu sistema Mk-Auth para emitir cobranças registradas pela API da Gerencianet.

Confira o passo a passo:

  1. Faça login em sua conta Gerencianet, acesse o menu API > Minhas Aplicações e clique em Nova Aplicação;

  2. Informe o nome da integração (exemplo: Mk-Auth) e clique em Criar nova aplicação (veja onde).

 

 ATENÇÃO

Ao criar sua aplicação, deixe o "modo de compatibilidade" como DESATIVADO.

Agora, vamos acessar o Mk-Auth para realizar algumas configurações:

 

 

Configurações Gerencianet no sistema Mk-Auth 18.01


 

Vamos configurar as credenciais de sua conta Gerencianet dentro do seu sistema Mk-Auth. Veja a seguir a explicação de campo a campo:

 

  1. Acesse o menu Provedor > Contas bancárias em seu Mk-Auth e clique no botão + (veja onde);

  2. No campo Banco / Gateway, selecione a opção GERENCIANET.API BOLETO (veja onde) e preencha os campos abaixo:

 

  • Nome da conta: informe um nome para que você possa identificar em seu Mk-Auth (será listado em Provedor > Contas Bancárias). Escreva, por exemplo, Boletos Gerencianet;

  • Cedente: Campo relativo as informações do Beneficiário. Abra um boleto em sua conta Gerencianet e no campo Beneficiário/Tecnologia em Pagamentos copie a mensagem. Escreva, por exemplo, Gerencianet CNPJ 09.089.356/0001-18 a serviço de "nome da sua empresa"  ;

  • Identificador da conta: código identificador da conta Gerencianet, único por conta. Confira onde localizá-lo, em sua plataforma - aqui;

  • Client ID Produção: informe sua chave Client_Id do ambiente de produção. Para localizar, acesse API > Minhas Aplicações > Sua Aplicação, e copie na íntegra a chave Client_Id da aba Produção (veja onde);

  • Client Secret Produção: informe sua chave Client_Secret do ambiente de produção. Para localizar, acesse API > Minhas Aplicações > Sua Aplicação, e copie na íntegra a chave Client_Secret da aba Produção (veja onde);

  • URL de retorno: refere-se ao endereço (URL) de callback/notificação.

Deve ser informado no formato http://url.do.mk-auth/retorno/gerencianet_confirma.php, alterando url.do.mk-auth para o IP ou host de seu servidor. O IP deve ser da conta Mk-Auth, disponível em Opções > IP do Servidor (no caso de Mk-Auth local); se for Mk-Auth cloud, informe o IP que utiliza para acessar a página de admin. Se você utiliza um serviço de DNS Dinâmico (DDNS), é possível colocá-lo no lugar de seu IP (inclusive, é uma prática recomendada). Não se esqueça de informar o protocolo http ou https antes do endereço, além da porta (caso utilizar);

  • Repassar e-mail do cliente: indica se o Mk-Auth deverá associar o e-mail do cliente final na emissão da cobrança para a Gerencianet. Se marcado como Sim, a Gerencianet enviará automaticamente o e-mail com a cobrança e aviso de inadimplência; se marcado como Não, a Gerencianet não irá disparar nenhum e-mail ao cliente final.

Por fim, vamos prosseguir definindo as configurações de multa e juros por dia se pago após o vencimento. Em seu Mk-Auth, você pode preencher os dois campos a seguir:

  • Percentual multa: refere-se a valor da multa se pago após o vencimento. Geralmente este valor é configurado como 2,00, que equivale a 2%. O valor não pode ser superior a 1000 (10%);

  • Percentual juros dia: refere-se aos juros por dia de atraso se pago após o vencimento. Geralmente este valor é configurado como 0,03, que equivale a 0,003%. O valor não pode ser superior a 330 (0,33%).

 

Pronto! A integração está realizada. Os demais campos são relacionados a configurações específicas que você pode definir em seu sistema Mk-Auth.


 

 IMPORTANTE

  • Para que a integração funcione, o Mk-Auth deve estar conectado à internet. Além disso, o serviço de DNS deve estar configurado e funcionando em seu Mk-Auth.

  • Caso queira, assista o vídeo produzido pela equipe oficial do Mk-Auth explicando e mostrando como adicionar uma conta Gerencianet dentro de seu sistema Mk-Auth.

  • Estas explicações foram baseadas na versão 18.01 do sistema Mk-Auth.


 

 

Espero que este tópico tenha lhe ajudado smile

 

Atenciosamente Equipe VolareHost.




Esta resposta lhe foi útil?

« Retornar

Powered by WHMCompleteSolution